Tecnologia e Informática em Projetos Pedagógicos

Cada vez mais e com uma impressionante rapidez a utilização de novos recursos de tecnologia e informática como instrumentos de comunicação e de busca do conhecimento vem se ampliando em nosso cotidiano.

Também na mesma velocidade, surgem problemas paradoxais como a necessidade da inclusão digital, para a maioria dos alunos da rede pública de ensino brasileiro e o excesso da utilização do computador em detrimento de atividades de convívio social (presencial), pela minoria composta pelas classes média e alta, mas, ainda assim, por um grande número de jovens.

Quando nos deparamos com alunos que se comunicam mais por SMS do que presencialmente e sentem muito mais motivação para participar de fóruns de discussão on line e enviar e-mails do que para escrever textos nos cadernos, podemos simplesmente criticar ou podemos incluir toda a novidade tecnológica em projetos pedagógicos.

É dentro dessa perspectiva que proponho esta oficina, com o intuito de instrumentalizar a equipe de educadores das instituições interessadas com recursos que viabilizem a integração de diversos softwares às sequências didáticas.

O trabalho também pode ser desenvolvido em forma de consultoria e a carga horária, assim como o número de participantes podem variar de acordo com a necessidade apresentada.