Comunicação não violenta no relacionamento familiar

Quando buscamos em nosso dia-a-dia formas de nos conectar com as pessoas com as quais nos relacionamos, especialmente com os membros da família (sejam filhos, companheiros, pais, mães, irmãos, avós ou agregados), é comum aparecer a necessidade e a vontade de rever antigos padrões e condicionamentos. Com novas referências, podemos experimentar outras possibilidades de convivência, renovando nossos relacionamentos com laços mais autênticos e amorosos, sustentados em bases de confiança, leveza e apoio mútuo.

A Comunicação Não Violenta (CNV) é um processo de pesquisa contínua desenvolvido por Marshall Rosenberg, uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento e para o estabelecimento de relações de parceria e cooperação.

No primeiro módulo dessa oficina reflexiva vamos conhecer os princípios da CNV e entender como se aplicam à nossa rotina, com foco em nossas relações mais complexas (e cheias de amor, dores e delícias): as familiares. Podemos sentir a força e a delicadeza dessa abordagem a partir da tomada de consciência de novas referências e do exercício da presença.

No segundo módulo vamos aprofundar os conceitos e as práticas, avançando para uma outra camada do conhecimento, para além da linguagem, onde podemos enxergar os conflitos como possibilidades de crescimento e transformação. Por meio de exercícios, é possível entender melhor como os princípios da Comunicação Não Violenta se integram dentro de cada um de nós e como contribuem para que nos tornemos cada vez mais autênticos.

Mediadoras:

Camila Goytacaz
Jornalista, escritora, autora do livro Até Breve, José. É professora de Comunicação e Liderança na FGV e Consultora de Comunicação. Há oito anos estuda e pratica Comunicação não Violenta. Como facilitadora, realiza oficinas, retiros, cursos e palestras. É responsável por módulos de CNV na formação de educadores da cidade de São Paulo. Conduz também grupos de prática em Ubatuba, onde mora com a família.

Maíra Scombatti
Psicóloga e psicopedagoga, integrante das equipes da Casa Curumim e da Lumos Cultural. Atende mães, pais e filhos criando ambientes de escuta e acolhimento. É autora do livro “Conversas de Gente Grande – histórias infantis para adultos” (Ed. ComArte/USP).Também atua como mediadora de grupos e oficinas e já foi colaboradora com oficinas teatrais no HDI do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (FMUSP).

Programação

Módulo 1 (Princípios da CNV): das 8h30 às 13h30
Módulo 2 (Aprofundamento de conceitos e práticas): das 14h30 às 18h30

Investimento:

Módulo 1: R$ 190
Módulo 2: R$ 190

Próximas datas:

2019

29 de janeiro (terça): evento fechado na escola Casa de Aprendizagens (SP)

23 de fevereiro (sábado): oficinas abertas na Lumos Cultural (SP)
Local: Rua Antonio Alves, Magan, 32. Esquina com R. Cardoso de Almeida. Perdizes.

13 de abril (sábado): oficinas abertas na Casa Curumim (SP)
Local: Casa Curumim – R. Pereira Leite, 513. Vila Madalena.

01 de junho (sábado): oficinas abertas na Lumos Cultural (SP)
Local: Rua Antonio Alves, Magan, 32. Esquina com R. Cardoso de Almeida. Perdizes.

Observações gerais:

Vagas: min 8 e max. 20 participantes por módulo.

Inscrições pelo email: oficinareflexiva@gmail.com ou Whatsapp: 11 99887-6400

OBS1: A oficina é dirigida aos adultos, caso seja necessário levar o bebê, vamos avaliar caso a caso a melhor forma de acolhimento.

OBS 2: Se você sente vontade de participar, mas não consegue investir os valores mencionados, entre em contato para pensarmos formas de viabilizar sua presença.

Registro de encontros anteriores: