O que se entende por aprendizagem?

Por J. Krishnamurti

O que se entende por aprendizagem? Há aprendizagem quando você está simplesmente acumulando conhecimentos, recolhendo informação? Esse é um tipo de aprendizagem, não é? Como um estudante de engenharia, você pode estudar matemática e, assim, aprender e informar-se sobre o assunto. Você está acumulando conhecimento a fim de usar esse conhecimento de forma prática. Seu aprendizado é acumulativo, aditivo. Agora, quando a mente está apenas assumindo, adicionando, adquirindo, isto é a aprendizagem?

Eu digo que o processo aditivo que hoje chamamos de aprendizagem não é a aprendizagem como um todo. É apenas uma cultura de memória, que torna-se mecânica. E uma mente que funciona mecanicamente, como uma máquina, não é capaz de aprender. A máquina nunca é capaz de aprender, exceto no sentido aditivo.

Aprender é algo completamente diferente, como vou tentar mostrar-lhe.

Uma mente que está aprendendo nunca diz, “eu sei”, porque o conhecimento é sempre parcial, enquanto que a aprendizagem é completa o tempo todo. Aprender não significa começar de uma certa quantidade de conhecimento e acrescentar-lhe novos conhecimentos. Essa não é a aprendizagem, é um processo puramente mecanicista. Para mim, o aprendizado é algo totalmente diferente. Eu estou aprendendo sobre mim mesmo a cada momento, e o `myself’ é extremamente vital, é vida, movimento, não tem começo nem fim (…)”

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ três = 9

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>